quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Critérios de seleção para candidatos a uma vaga de emprego

A 2ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) rejeitou apelo do MPT (Ministério Público do Trabalho da 20ª Região), em Sergipe, para impedir que uma rede de lojas de Aracaju consultasse SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A), órgãos policiais e do Poder Judiciário antes de contratar funcionários.


Em decisão unânime, os ministros da 2ª turma consideram que as consultas não são fatores discriminatórios, e sim critérios de seleção de pessoal que levam em conta a conduta individual.


No recurso ao TST, o MPT alegou que a decisão regional violou os artigos 1º, inciso III, 3º, inciso IV, 5º, inciso X, da Constituição da República, e 1º da Lei 9.029/1995, sustentando que a conduta da empresa é discriminatória.
Ao examinar o caso no TST, o relator do recurso de revista, ministro Renato de Lacerda Paiva, frisou que os cadastros de pesquisas analisados pela G. Barbosa são públicos, de acesso irrestrito, e não há como admitir que a conduta tenha violado a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Destacou também que, se não há proibição legal à existência de serviços de proteção ao crédito, de registros policiais e judiciais, menos ainda à possibilidade de algum interessado pesquisar esses dados.

Nesse sentido, o ministro salientou que, "se a Administração Pública, em praticamente todos os processos seletivos que realiza, exige dos candidatos, além do conhecimento técnico de cada área, inúmeros comprovantes de boa conduta e reputação, não há como vedar ao empregador o acesso a cadastros públicos como mais um mecanismo de melhor selecionar candidatos às suas vagas de emprego".

Fonte.: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/55106/empresa+pode+consultar+spc+serasa+e+orgaos+de+policia+antes+de+contratar+decide+tst.shtml

sábado, 18 de fevereiro de 2012

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ano eleitoral

Esse pleito é considerado uma espécie de termômetro para as eleições municipais, indicando tendências e candidatos favoritos.
Nesta foto, esta o Sr. Mauricio, pré-candidato a vereador na cidade de Salto, pessoa sincera que deseja fazer parte da camara dos vereadores no ano de 2013.
Sr. Mauricio,tem bons projetos de governança e deseja coloca-los em pratica, é hora de renovar.

Sr. Mauricio, pré candidato a vereador em Salto SP

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Turbulência de céu claro

Em nota, a Trip informa que a aeronave do voo 5343 enfrentou “turbulência de céu claro”, não identificada pelos equipamentos de navegação, o que causou o ferimento em alguns passageiros a bordo. Leia abaixo a íntegra da nota:

“A Trip Linhas Aéreas informa que o voo 5343 que partiu, na tarde de ontem, 05/02/2012, de Porto Velho para Belo Horizonte, Confins, passou por uma forte turbulência em rota, chamada de ‘turbulência de céu claro’ (pelo fato de não ser detectável em radar), e como consequência, cinco passageiros que estavam com os cintos desafivelados e uma comissária tiveram ferimentos leves. Por este motivo, o comandante da aeronave decidiu alternar o voo para Cuiabá, para que o encaminhamento médico fosse o mais rápido possível. A equipe médica foi prontamente acionada e os passageiros feridos foram encaminhados para o Hospital Cuiabá, enquanto os demais foram acomodados, para posterior embarque. Todos passageiros atendidos tiveram alta ontem mesmo às 23h e passam bem. Alguns passageiros já seguiram rumo ao destino final na madrugada de hoje, outros devem embarcar hoje à tarde. A Trip informa que está prestando toda a assistência aos passageiros.”


 
Fonte.:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/02/06/voo-da-trip-enfrenta-turbulencia-faz-pouso-de-emergencia-e-deixa-seis-feridos-em-cuiaba.htm

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A corrida desenfreada contra o tempo

A corrida desenfreada contra o tempo

Retornando para Campinas, de uma viagem proveniente da cidade de Uberaba, Minas Gerais, abordo de um avião ATR-200, observei que os seres humanos estão cada vez mais querendo vencer o tempo. Na realidade temos a percepção que o dia está cada vez mais curto, são tantos nossos afazeres que não sobra tempo para as necessidades mais relevantes. A aeronave estava terminando de pousar e meu companheiro de viagem, acomodado na poltrona 17b, antecipadamente desativou o cinto de segurança, dando de ombros para as expressas mensagens da comissária de bordo, informando que nenhum passageiro deveria desatar o cinto. Antes mesmo de a aeronave parar o apressadinho já estava em pé ao lado de sua poltrona, abrindo o compartimento de bagagens e retirando seus pertence.

Para nossa surpresa, o comandante da aeronave anunciou, dizendo que os passageiros deveriam aguardar por mais alguns instantes para alocar o avião, pois havia outras aeronaves se alocando na área de desembarque. Bom o apressadinho já estava em pé há algum tempo. Permaneci sentado na minha poltrona, com o cinto de segurança afivelado, aguardando o apressadinho sair. Todos devem se alocar em um ônibus que faz o translado do avião até a área de bagagens no aeroporto, fui o ultimo a sair do avião, e o ônibus estava esperando a alocação de todos os passageiros, inclusive eu, quando entrei no ônibus, ao meu lado estava o apressadinho, tive que rir daquela situação.

Bom, chegamos ao local de retirada de bagagem, tivemos que esperar um pouco mais até que todas as bagagens estivessem prontas para serem colocadas na esteira. A esteira começou a andar e para minha surpresa, minha mala foi a primeira que apontou muito feliz peguei minha mala, coloquei em um carrinho de transporte de bagagem, e fui saindo para área do saguão do aeroporto. Antes de passar pela barreira de segurança olhei para traz e o apressadinho ainda esta esperando sua bagagem passar na esteira de transporte.

Algumas pessoas vivem com antolhos, que as impedem de ver lateralmente, absortos em pensamentos, se desprendem do nexo lógico do tempo e ignoram as restrições temporais da vida, se desguarnecendo das palavras de Salomão que menciona em Eclesiastes, que há tempo para todas as coisas debaixo dos céus.

A vida é assim...

Josmar Eugenio Bispo
Autor do Livro Escolhas o sucesso depende de suas escolhas hoje

Que regime é este?

A blogueira cubana Yoani Sánchez, crítica do regime comunista da ilha, divulgou no início da madrugada deste sábado (horário de Brasília) em sua conta do Twitter a gravação da conversa que teve com a funcionária do governo cubano, na qual foi negada pela 19ª vez permissão para ela deixar o país.

Yoani Sánchez, que teve pedido de saída negado pelo regime cubano; blogueira teve visto de entrada aprovado pelo Brasil

Na gravação, feita na sexta-feira (3), Yoani estava no escritório de imigração de Cuba. Ao chegar, a funcionária que a atende pergunta se ela está acompanhada. Yoani diz que sim. A funcionária pede então à blogueira que entregue todos os seus pertences (incluindo bolsa e celular) ao acompanhante (no caso, o marido dela) e a siga. Yoani questiona, e a funcionária diz que os procedimentos são necessários para que a blogueira seja entrevistada.

Após entregar os objetos ao marido, ela atravessou com a militar um corredor da oficina de imigração. A mulher que a recebe para a entrevista a comunica que ela não foi autorizada a viajar. "Estou te entregando seu passaporte e o seu formulário para você pedir o ressarcimento do seu dinheiro", diz.

Yoani interrompe a mulher perguntando "Outra vez?". A mulher continua falando. Yoani a interrompe de novo: "Dezenove vezes?". A mulher, então, responde "Dezenove vezes".

A blogueira retruca que continuará tentando, e ouve da funcionária "Tente quantas vezes você quiser".

Fonte.:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1043965-blogueira-divulga-audio-em-que-governo-cubano-lhe-nega-permissao-de-saida.shtml