sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Emprego Garantido

Engenharia, Tecnologia ou Técnico?


Universidades e escolas técnicas não conseguem formar profissionais ao ritmo do avanço tecnológico, entre os três tipos de formação mais disputados pelas empresas, segundo Murilo Pinheiro, Presidente da Federação Nacional de Engenharia, o Brasil forma 38 mil Engenheiros por ano, porém o mercado de trabalho estima precisar de aproximadamente 80 mil profissionais por ano para suprir a carência. O numero de Engenheiros contratados pelas empresa no mercado nacional, teve um acréscimo de 50%. A opção para suprir o mercado de trabalho é ingressar em um curso superior de tecnologia ou curso escola técnica, pois tem currículos mais práticos e sob medida para algumas Funções. Angelo Cortelazzo, coordenador da área de ensino superior do Centro Paula Souza, diz que: “ Para quase 90% dos alunos que se formam tecnólogos tem emprego garantido". Há uma certa discrepância entre os países ricos e emergentes em relação a aposta na formação profissional, pois nos países ricos 30% dos profissionais que cooperam economicamente e tecnologicamente no país são tecnólogos ou técnicos, emquanto que no Brasil somente 12% são prontamente aceitos, segundo reportagem da revista Época, a empresa do Governo, que deveria apoiar os tecnólogos não os contrata para suas áreas principais de negócios. A qualidade dos cursos de tecnologia nas universidades particulares e públicas são baixas, mas segundo o IPEA, Instituto de Pesquisa Economica Aplicad, mais de 70% dos Engenheiros brasileiros se formam com a pior avaliação pelo Ministério da Educação. O certo é que o mercado esta recrutando profissionais e não existe um contingente necessário para o trabalho, nos cinco setores da economia que mais recrutam profissionais, podemos destacar os salários em cada área de trabalho.

Salário Inicial para todas as áreas
Fonte.: Revista Época nº 701-10/2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Livros para Administradores

Após a lista dos principais livros de administração que saiu pela Revista Times, que você pode conferir aqui, vou fazer aqui minha lista pessoal de livros que ficaram fora desta lista mas que me influenciaram e ajudaram a formar meu estilo de gestão. O Gustavo Periard, em um post recente, fala sobre a importância do acumulo de informações a partir da leitura de livros, blogs e revistas para o desenvolvimento das competências dos gestores. Vale a pena conferir também!

Conheça: A importância da leitura para a formação dos administradores

Muito do que aprendi veio destas fontes, apesar do curso superior e o MBA terem contribuído muito com a base da minha formação, os livros são um meio hábil para aprendermos sobre perspectivas diferentes e novas competências. Por isso, sugiro que você busque bons livros para complementarem a sua formação pessoal e profissional.
E o post de hoje é sobre isso. Dicas de livros que você deve ler, então vamos a lista:

Virando a própria mesa

“Uma história de sucesso empresarial made in Brazil”
Autor: Ricardo Semler



Ricardo Semler é um empresário brasileiro diferenciado. Ele não é conhecido por ser o homem mais rico ou o mais eficiente, porém ele fez algo que até hoje nos surpreende: aplicou conceitos de reengenharia coorporativa e empowerment em sua empresa em plenos anos 90. Se hoje estas ideias ainda são consideradas complexas e de difícil aplicação, imagine naquela época. Além de contar como tudo isso aconteceu, a história da vida do Ricardo Semler é muito interessante e o livro possui excelente ritmo e escrita, não ficando cansativo hora nenhuma. Recomendado para as horas em que não acreditamos que algo é possível.



A arte do começo

“O Guia Definitivo para Iniciar o Seu Projeto”
Autor: Guy Kawasaki



Livros desenvolvidos sobre e para o empreendedorismo americano não me chamam muito a atenção, uma vez que a forma que desenvolvemos nossas empresas é um pouco diferente da deles, principalmente com relação às nossas formas de financiamento, gestão etc. Porém, nesta obra Guy Kawasaki apresenta ideias e conceitos sobre como atrair investidores para sua empresa e como mantê-los interessados no seu negócio, além de apresentar, também, outras ideias dentro do conceito de empreendedorismo. Vale muito a pena a leitura deste livro!





A estratégia do oceano azul

“Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”
Autor: W. Chan Kim

A obra de W. Chan Kim é obrigatória para qualquer pessoa que esteja empreendendo ou entrando no mercado de trabalho, principalmente se você está enxergando um mercado pesado e de muitos concorrentes. Este livro foca na inovação e diferenciação como alternativa para sua sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos. É uma leitura agradável e altamente recomendada para todo tipo de pessoa, especialmente aqueles que empreendem todos os dias.




Em Ação! Fazendo as coisas acontecerem

“Como liderar sem estar no comando”
Autores: Roger Fisher e Alan Sharp


David Allen oferece nesta obra um sistema prático para organização pessoal, também chamado de método GTD (Getting Things Done). Este sistema ajuda a classificar e organizar suas tarefas em listas, a fim de facilitar a sua aplicação e resolução de problemas. Além, claro, da obra ajudar a organizar nossas ideias e pensamentos do dia-a-dia. Talvez por não ser organizado por natureza eu procurei diversas obras que tratem de organização e entre todas o método GTD foi o melhor que encontrei. E este livro fala um pouco mais sobre este tema. Recomendo!





Jeet kune do
“O método de Bruce Lee”
Autor: Fernando Matsunaga
A obra da vida de Bruce Lee apresenta seus estudos sobre o desenvolvimento pessoal buscando o aperfeiçoamento continuo dentro das artes marciais. Porém, sua obra neste livro se expande para um outro nível, demonstrando insigths sobre filosofia, meditação e busca por um desenvolvimento, não apenas do nosso corpo, mas também da nossa mente. Esta obra é altamente recomendada para qualquer pessoa que está se preparando para enfrentar um grande desafio, seja na vida pessoal ou profissional.



História da riqueza do homem

Autor: Leo Huberman



A obra de Leo Huberman mostra as facetas tristes e questionáveis que existem no capitalismo desde o início da sua história. O livro revela que é importante enxergarmos também os “contras” do nosso modelo econômico e, assim, tentarmos criar um ambiente social e de trabalho que minimize estes fatores. Uma vez que acredita-se que um sistema econômico sustentável é sim possível, é importante buscarmos obras que tratem do assunto. Recomendo muito a leitura desta obra.




A estratégia competitiva desmistificada

Autores: Bruce Greenwald e Judd Kahn
Confesso que não esperava muito da obra dos autores Bruce Greenwald e Judd Hahn, porém hoje é meu manual de administração estratégica de cabeceira, com ótimos cases e ótimo texto a respeito de diversas nuances que compõe a estratégia competitiva. Acredite, sua visão de mercado vai mudar muito com este livro, na melhor obra do gênero que já li. Por isso, recomendo fortemente que você conheça um pouco mais sobre a obra e comece ler hoje mesmo!

Alguns dos livros listados aqui são bem conhecidos do grande público, mas outra parte não é. Por isso resolvemos destacá-los também no título deste post. Queremos que conheçam outras obras além daquelas que todos falam e lêem. Por isso, fica esta sugestão de livros para você ler o quanto antes. Eles serão muito importantes para você.

Fonte e direitos: http://www.sobreadministracao.com/dica-7-livros-importantes-que-nao-podem-faltar-em-sua-colecao/

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hotelaria Brasileira...Péssima Estrutura


Tenho viajado para muitos Estados do Brasil, a trabalho e em cada lugar, um hotel diferente e tenho visto que o sistema Hoteleiro Brasileiro esta deixando a desejar,  serviços dos Hoteis são péssimos porém os preços são caríssimos.



  • Room service: Deficiente, pouquíssimas opções o atendimento se encerra às 23:00hs e ainda temos que tolerar atendentes mau-humorados e sem qualquer preocupação em ser gentil ou cortêz, tanto ao telefone como pessoalmente.
  • O hóspede praticamente se sente culpado ao fazer um pedido às 22:30hs.
  • Restaurante: Muitos hoteis não possui restaurante próprio, apenas para atendimento ao room service. A qualidade da comida é muito ruim.
  • Recepcionistas: Nível de cordialidade muito inferior ao padrão dos demais hotéis e sem preparo para receber turistas estrangeiros
  • Fitness center: Não dá nem pra comentar. Nem posso considerar que ele existe.
  • Internet sem fio: Sempre instável e lenta. Cobrada a parte em alguns hoteis.
  • Café da manhã: Muito pobre, cobrado a parte um valor caríssimo. Deseja um misto- quente ou omelete? Também será cobrado a parte. Um absurdo!
  • Estacionamento: Alguns hotéis não tem estacionamento, o carro tem que ser deixado na rua.
  • Limpeza: Muito abaixo do padrão, quartos mofados com cheiro de velório e insetos fazendo sua diária peregrinação.
  • Lavanderia:   Já deixei minhas roupas no armário e ficaram sujas de poeira sem contar que certa vez avisei na recepção de um hotel que minha roupa precisaria ser lavada e quando cheguei no quarto, estava da mesma maneira, suja.
  • TV: A maioria não tem Tv a cabo ou qualquer outra tipo de contrato de canal fechado e quando tem somente estão disponíveis no maximo 4 canais, é uma verdadeira vergonha.
  • Roupas de cama e toalhas:  Já me hospedei em hotel onde na fachada exterior, se apresentava como um palácio porém no interior, que museu, tolhas amarelas de sujeira e lençóis manchados,  alguns hotéis se você quizer tomar uma banho, tem que comprar o sabonete. ( Bom sempre levo o meu ...)
  • Ar condicionado: Alguns tem sistema de ar condicionado e em outros não nem ventilador.
  • Vista panorâmica: Hospedei em um hotel no Rio de Janeiro, entrei no quarto e quando abri a janela, levei um grande susto, minha vista era para uma grande mata, tive que ficar com a janela o tempo todo fechada, e o medo... 
  • Lavatório: Tente imaginar um lavatório cair em seu pé, depois que você realizar sua higiêne bucal ( Hotel esta na rede de hoteis recomendados pela CVC, Bahia )
Este é o sistema hoteleiro que irá recepcionar turistas do mundo todo para o maior evento esportivo do mundo, a COPA..

Parabéns, se o Brasil não for reconhecido mundialmente como a seleção ganhadora da copa, iremos pelo menos ser reconhecido como o país que tem uma péssima estrutura viária, hoteleira, aeroportuaria, etc..

Quem viveu a experiência de se hospedar em um péssimo hotel, pode contar aqui, deixe seu recado..

Josmar Bispo

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Competências profissionais que o mercado de trabalho busca...

O mercado de trabalho busca profissionais preparados para fazer a diferença...

1. Autogerenciamento - É a capacidade de motivação, disciplina e auto-avaliação do indivíduo. Trata-se do profissional capaz de realizar projetos, buscar soluções e identificar formas de implementar as soluções.

2. Comunicação múltipla - Segundo Martínez, o mundo é uma aldeia global, por isso, a capacidade de se comunicar de modo realmente eficaz em inglês deve ser prioridade em determinadas áreas. "Há outras formas de comunicação que devem ser exploradas, como por exemplo, a informática, os blogs, a intranet, os processos e sistemas de informação e transmissão de dados."


3. Negociação - Reflita sobre sua capacidade de negociação e dê atenção especial às suas habilidades nesse campo. Apresente suas ideias de forma clara e convincente e argumente de forma positiva, franca e objetiva.

4. Adaptabilidade - "Mudança é uma das duas grandes certezas da vida", diz Martínez. Por isso o profissional do futuro deve procurar prevê-las e antecipar-se a elas.

5. Educação contínua - Novidades tecnológicas, descobertas, novos processos mais eficazes aparecem a cada momento. Por isso, é fundamental a busca continua por aprimoramento.


6. Domínio da tecnologia - Como já dizia Ayrton Senna, tecnologia faz diferença. Use e fomente a tecnologia de ponta sempre que possível ou quando houver necessidade. Para evoluir nesse quesito, decrete sua própria obsolescência e parta para patamares mais altos de tecnologia.

7. Foco nos resultados - São os resultados que interessam, mas lembre-se que a ética deve ser respeitada. Na busca pelos resultados, as pessoas também são avaliadas por suas ações. Vale refletir e analisar o que você busca e o que agregará valor em termos de custos/esforço. Concentre-se nisso.


Fonte.: Administradores.com.br

sábado, 8 de outubro de 2011

Ironias de comediante...

Após Rafinha ser afastado das gravações do CQC da Band, posta videos na internet satirizando as repercusões sobre declaração infeliz a Vanessa Camargo...
Levando em conta que o Brasil é uma grande piada...Apesar ter sido infeliz em suas declarações o comediante já deve ter feito a leitura do livro " Não leve e vida tão a sério ",...
Acredito que pior que fazer uma piada de mal gosto é ser traido pelas pessoas que se dizem seus amigos de bancada...Isto deve ter revoltado o humorista.
Oscar Filho e Danilo Gentili saem em apoio a Rafinha, não apoiando as declarações mas, eles também acreditam que  piadas de mal gosto que merecem repercusão mundial, sai do Congresso Nacional e isto ninguém comenta..
Veja os videos








Fonte.: (Videos) youtube.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs 1955 - 2011

POR WALTER ISAACSON

A saga de Steve Jobs é o mito de criação da revolução digital em grande escala: o início de um negócio na garagem de seus pais e sua transformação na empresa mais valiosa do mundo. Embora não tenha inventado muitas coisas de cabo a rabo, Jobs era um mestre em combinar ideias, arte e tecnologia de uma maneira que por várias vezes inventou o futuro. Ele projetou o Mac depois de apreciar o poder das interfaces gráficas de uma forma que a Xerox não foi capaz de fazer, e criou o iPod depois de compreender a alegria de ter mil músicas em seu bolso de uma forma que a Sony, que tinha todos os ativos e a herança, jamais conseguiu fazer. Alguns líderes promovem inovações porque têm uma boa visão de conjunto. Outros o fazem dominando os detalhes. Jobs fez ambas as coisas, incansavelmente.



 
Em consequência, revolucionou seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Pode-se até adicionar uma sétima: lojas de varejo, que Jobs não chegou a revolucionar, mas repensou. Ao longo do caminho, ele não só produziu produtos transformadores, mas também, em sua segunda tentativa, uma empresa duradoura, dotada de seu DNA, que está cheia de designers criativos e engenheiros ousados que podem levar adiante sua visão.


 

Jobs tornou-se assim o maior executivo de nossa época, aquele que com maior certeza será lembrado daqui a um século. A história vai colocá-lo no panteão, bem ao lado de Edison e Ford. Mais do que ninguém de seu tempo, ele fez produtos que eram completamente inovadores, combinando o poder da poesia com processadores. Com uma ferocidade que poderia tornar o trabalho com ele tão perturbador quanto inspirador, também construiu o que se tornou, ao menos por um período do mês passado, a empresa mais valiosa do mundo. E foi capaz de infundir nela a sensibilidade para o design, o perfeccionismo e a imaginação que fizeram da Apple, com toda probabilidade, mesmo em décadas futuras, a empresa que melhor prospera na intersecção entre arte e tecnologia.





segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A rotatividade nas empresas esta com os dias contados

A escassez de mão de obra qualificada é uma das maiores preocupações dos empresários brasileiros nos últimos tempos. Para muitos deles, adotar ações que promovam a retenção dos funcionários se tornou uma necessidade. Na busca por soluções inovadoras, surgem iniciativas interessantes, como estimular atividades musicais, reservar um dia para a criação e até mesmo incentivar os colaboradores a abrirem seus próprios negócios.

Para diminuir a saída de funcionários, a Art IT, empresa de tecnologia da informação com sede em Campinas (SP), desenvolveu em 2008 um programa musical batizado de Art Music. Todas as sextas-feiras, das 17h às 18h, 171 colaboradores da empresa podem dar uma palhinha como músicos e cantores. “A retenção de funcionários no setor de TI é difícil. Para integrar os nossos colaboradores, desenvolvemos uma atividade que abrange criação e participação”, diz Romulo Cesar de Paula, sócio da empresa. Na sua opinião, a ação permite que os funcionários se relacionem de forma casual com os líderes e diretores da empresa. “A atividade reduziu em 50% o índice de rotatividade”, diz.

A difícil tarefa de fidelizar 60 funcionários com idades entre 19 e 30 anos fez com que Juliana Parente, sócia do portal de saúde e bem-estar Minha Vida, criasse o EdeaDay. Durante um dia inteiro, nas sextas-feiras, os funcionários não precisam comparecer à empresa. Eles estão liberados para trabalhar em qualquer outro lugar, desde que desenvolvam ideias para melhorar o desempenho do negócio. Mas a permissão para a descontração exige comprometimento. Todos os meses, há reuniões para avaliar as ideias geradas durante os dias de relaxamento. Segundo Juliana, o EdeaDay já trouxe resultados. “Antes tínhamos reuniões exaustivas para pensar em inovações. Hoje, tudo é mais rápido, porque os profissionais estão em constante trabalho de criação”, diz a empresária. Uma das ideias sugeridas pelos funcionários foi mudar o modo como os clientes interagiam com o site da empresa. Em vez de fóruns de discussões, foi adotado o esquema de comentários sobre as matérias publicadas. A mudança fez com que dobrasse a participação dos internautas.

Fonte.: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI254391-17201,00-ADEUS%20A%20ROTATIVIDADE.html