segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A rotatividade nas empresas esta com os dias contados

A escassez de mão de obra qualificada é uma das maiores preocupações dos empresários brasileiros nos últimos tempos. Para muitos deles, adotar ações que promovam a retenção dos funcionários se tornou uma necessidade. Na busca por soluções inovadoras, surgem iniciativas interessantes, como estimular atividades musicais, reservar um dia para a criação e até mesmo incentivar os colaboradores a abrirem seus próprios negócios.

Para diminuir a saída de funcionários, a Art IT, empresa de tecnologia da informação com sede em Campinas (SP), desenvolveu em 2008 um programa musical batizado de Art Music. Todas as sextas-feiras, das 17h às 18h, 171 colaboradores da empresa podem dar uma palhinha como músicos e cantores. “A retenção de funcionários no setor de TI é difícil. Para integrar os nossos colaboradores, desenvolvemos uma atividade que abrange criação e participação”, diz Romulo Cesar de Paula, sócio da empresa. Na sua opinião, a ação permite que os funcionários se relacionem de forma casual com os líderes e diretores da empresa. “A atividade reduziu em 50% o índice de rotatividade”, diz.

A difícil tarefa de fidelizar 60 funcionários com idades entre 19 e 30 anos fez com que Juliana Parente, sócia do portal de saúde e bem-estar Minha Vida, criasse o EdeaDay. Durante um dia inteiro, nas sextas-feiras, os funcionários não precisam comparecer à empresa. Eles estão liberados para trabalhar em qualquer outro lugar, desde que desenvolvam ideias para melhorar o desempenho do negócio. Mas a permissão para a descontração exige comprometimento. Todos os meses, há reuniões para avaliar as ideias geradas durante os dias de relaxamento. Segundo Juliana, o EdeaDay já trouxe resultados. “Antes tínhamos reuniões exaustivas para pensar em inovações. Hoje, tudo é mais rápido, porque os profissionais estão em constante trabalho de criação”, diz a empresária. Uma das ideias sugeridas pelos funcionários foi mudar o modo como os clientes interagiam com o site da empresa. Em vez de fóruns de discussões, foi adotado o esquema de comentários sobre as matérias publicadas. A mudança fez com que dobrasse a participação dos internautas.

Fonte.: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI254391-17201,00-ADEUS%20A%20ROTATIVIDADE.html

Um comentário:

  1. Olá Josmar

    Infelizmente muitas empresas não se dão conta de que a mão de obra é essencial para ela, com isso perdem funcionários qualificados por falta de estrutura. É o que aconteceu com a empresa em que eu trabalhava, sai pelo mesmo motivo dos outros, falta de estrutura e péssimo relacionamento com funcionários, em um ano eles conseguiram o Record de rotatividade de funcionários “ só” na secretaria da faculdade ( veja que não estou mencionando outros setores da empresa que também perderam funcionários) foi um total de 9 funcionários em um período de 8 meses, isso mostra real situação da empresa.

    Abraços

    http://mundodedricca.blogspot.com/

    ResponderExcluir